terça-feira, 19 de abril de 2016

CACHOEIRA DA MELANCIA

No dia 31 de janeiro de 2016, parti com o grupo Passeios e Aventuras, do qual fazem parte cerca de 30 pessoas, moradores de Angra dos Reis e Paraty, para uma trilha no sertão de Taquari, em Paraty, a fim de conhecer a Cachoeira da Melancia.O tempo estava nublado. Nesse dia, o sol não deu as caras, mas também não choveu, para nossa sorte e estava bem abafado. Saímos cedo de Angra, de carro, e tomamos café em Parque Mambucaba. Logo depois seguimos pela Rio-Santos e após passarmos pela Praia de São Gonçalo e São Gonçalinho entramos na comunidade de Taquari, à direita. Seguimos até o estacionamento, onde há um rio com piscinas naturais, muito bom para um banho refrescante em um fim de semana. Dali, iniciamos a trilha acompanhados por um guia local. São 6 km de trilha no meio da mata, somando ida e volta, cerca de duas horas cada trecho. Como havia chovido nos dias anteriores, o chão estava bem lamacento e havia muitas árvores caídas. O trecho é íngreme, com pedras, troncos e muitas raízes no chão, além de vários aclives e declives. Mas, para quem está acostumado a trilhar, não é tão pesado quanto pode parecer para um iniciante. Para chegar à cachoeira, na parte de baixo, descemos um caminho escorregadio de pedras, nos apoiando em cordas e correntes. A visão da cachoeira é deslumbrante. Lanchamos, alguns mergulharam na água gelada e outros foram para a parte de cima para fazer rapel com o Cacá da Enseada. Os respingos da água forte molhavam quem não quis mergulhar. Como o tempo estava nublado e ventava um pouco, a maioria sentiu frio e ficamos preocupados com as nuvens escuras que se formavam. Logo, um grupo resolveu voltar e eu fui nessa. Afinal, em cachoeira temos de tomar cuidado com tempo ruim. Até foi bom ir na frente. Tivemos tempo de nos banhar no rio, nos refrescar e retirar a lama dos tênis. Almoçamos em um restaurante em Tarituba, à beira da Rio-Santos.