segunda-feira, 29 de agosto de 2016

PICO PÃO DE AÇÚCAR - PARATY-MIRIM

Domingo, dia 28 de agosto de 2016. Sol esplendoroso, bem forte, nem um pouco típico de inverno. As cores azul, verde e violeta preponderando numa aquarela magnífica de luz: céu, mar, montanhas. Saí de casa às 5 horas para a Trilha ao Pico do Pão de Açúcar, em Paraty-Mirim. Esse nome é devido a sua semelhança com o cartão postal do Rio de Janeiro, de mesmo nome. O pico mede 438 metros, 42 metros a mais que seu irmão original. Fomos de van, eu e o grupo Passeios e Aventuras, de Angra a Paraty-Mirim, uma viagem que durou um pouco mais de 1 hora e 30 minutos. Em Paraty-Mirim, com o dia despertando, partimos de barco às 7 horas e 40 minutos para a Praia do Cruzeiro. O trajeto durou cerca de 40 minutos. Ainda a bordo, fizemos nossa refeição matinal, com a colaboração de todos.

Coruja nos dando bom dia em Paraty-Mirim

Chegamos à Praia do Cruzeiro às 8 horas e trinta minutos. Caminhamos cerca de 300 metros até o restaurante onde almoçamos mais tarde. Dali, depois de irmos ao banheiro e nos prepararmos, iniciamos a subida às 9 horas em ponto.

O esforço já começa logo no início da trilha com uma subida bem íngreme e escorregadia. O terreno estava bem seco. Sorte ter raízes no chão e vários galhos na mata que servem de apoio. Não pensem que o esforço diminui em algum momento da trilha, a subida é constante até o cume do Pico. Necessário ter um bom condicionamento físico e disposição. Importante levar água, não há córrego  e nenhum sinal de água pelo caminho. Levamos cerca de 1 hora e 20 minutos para chegarmos ao destino, em passos moderados. Lá em cima, não há árvores, portanto, não há sombra. Sorte que havia um vento agradável que não deixou que o sol nos castigasse inteiramente. Imprescindível levar protetor solar. A visão do Saco de Mamanguá é sensacional, mágica, uma visão do paraíso de cor azul.

Ficamos lá em cima aproveitando a paisagem, fazendo fotos, apreciando, conversando, brincando, rindo, confraternizando até um pouco mais de meio-dia. O grande incômodo foram os insetos que nos atacaram impiedosamente. Vale muito a pena levar repelente. A descida não foi nada melhor que a subida. Forçou muito as pernas e principalmente, os joelhos. O terreno estava bem escorregadio, alguns locais precisei me arrastar para não cair. No final, quando cheguei na Praia do Cruzeiro, de volta, já 1 hora da tarde, minhas pernas estavam trêmulas e o estômago pedindo comida. Antes, tomei uma ducha ao lado do restaurante para refrescar. O almoço foi no Quiosque Pão do Açúcar e custou 30 reais o prato feito: arroz, feijão, salada, farofa e peixe. Tudo delicioso. Após o almoço revigorante, o sono me castigou. Saímos da Praia do Cruzeiro às 16 h de barco para Paraty-Mirim. Às 19 horas já estava no aconchego de minha casa, em Angra dos Reis.
Para quem for fazer essa trilha, leve água, repelente, protetor solar, gatorade, se o dia estiver quente;  fruta e barra de cereais para o intervalo entre café da manhã e almoço.

Cão que nos acompanhou na trilha desde a Praia do Cruzeiro